sábado, 15 de outubro de 2011

A CORRUPÇÃO ESTAR DEMAIS

Militante preso acusa ministro do Esporte de montar esquema de corrupção, diz revista

ONGs seriam usadas como fachada em programa do ministério comandado por Orlando Silva


Um militante do PC do B preso no ano passado, sob suspeita de desvio de dinheiro público, acusa o ministro do Esporte, Orlando Silva, de montar esquema de corrupção e receber propina na sede do ministério. Em entrevista à revista Veja desta semana, o policial militar João Dias Ferreira revela detalhes de como funcionaria a suposta fraude.

Há pelo menos três anos, Ministério Público, Polícia Federal e Controladoria-Geral da União investigam supostas irregularidades no programa Segundo Tempo, criado pelo governo federal para incentivar crianças carentes a praticar atividades esportivas. Conforme a publicação, ONGs seriam usadas como fachada.

O policial relata que as organizações só recebiam recursos mediante pagamento de uma taxa previamente negociada, que podia chegar a 20% do valor dos convênios. O PC do B teria indicado desde os fornecedores até pessoas encarregadas de arrumar notas fiscais frias para justificar despesas fictícias.

João Dias revela que Orlando Silva chegou a receber, pessoalmente, dentro da garagem do Ministério do Esporte remessas de dinheiro vivo.

— Por um dos operadores do esquema, eu soube na ocasião que o ministro recebia dinheiro na garagem — declarou.
Segundo a Veja, a polícia descobriu que o dinheiro repassado para entidades de Brasília seguia para entidades amigas de Agnelo Queiroz, ex- ministro do Esporte e atual governador do Distrito Federal. A revista informa que Agnelo foi acusado de receber dinheiro público desviado por uma ONG.

O soldado João Dias controlava duas entidades, que receberam R$ 3 milhões, dos quais dois terços teriam desaparecido, de acordo com o inquérito.

A revista entrevistou também o homem que o policial aponta como o encarregado de entregar dinheiro ao ministro. Trata-se de Célio Soares Ferreira, 30 anos, que era uma espécie de faz-tudo, de motorista a mensageiro.

— Eu dirigia e, quase todo mês, visitava as entidades para fazer as cobranças — revela.
Célio afirma que, além do episódio em que entregou dinheiro ao próprio Orlando Silva, esteve pelo menos outras quatro vezes na garagem do ministério para levar dinheiro. Célio revela que um dirigente do PC do B, Fredo Ebling, era encarregado de indicar a quem, quando e onde entregar o dinheiro.

Contrapontos

O que diz Orlando Silva, ministro do Esporte
Por meio de nota, confirma ter se encontrado com o soldado João Dias Ferreira. Diz que o recebeu em audiência, mas nega que soubesse dos desvios ou de cobrança de propina. "É uma imputação falsa, descabida e despropositada. Acionarei judicialmente os caluniadores."

O que diz Agnelo Queiroz, governador do Distrito Federal e ex-ministro do EsportePor meio de nota, a assessoria afirma que as relações entre ele e João Dias se limitaram à convivência partidária, que nem sequer existe mais.

O que diz Fredo Ebling, dirigente do PC do BEle nega as acusações e diz que conhece o soldado João Dias Ferreira, mas não se lembra de Célio Soares Ferreira.

ZERO HORA
Orlando Silva teria recebido remessas de dinheiro na garagem do ministério (Foto tirada em 07/10/2011)
Foto:Elza Fiúza, Agência Brasil

Comente esta matéria

Mais Notícias

Orlando Silva teria recebido remessas de dinheiro na garagem do ministério (Foto tirada em 07/10/2011)
Foto:Elza Fiúza, Agência Brasil