terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Policiais BPChq concluem COCD em Fortaleza ... CHOQUE

 








 
Policiais do BPChq de Sergipe participam com êxito do IV Curso de Operações de Controle de Distúrbios - Polícia Rodoviária Federal
(IV COCD PRF dezembro 2011)em Fortaleza/CE. O 1º TEN Arthur Silva Santos e o soldado Lucio Paulo Borges estiveram em Fortaleza, no periodo de 04 a 19 de dezembro de 2011, no Centro de Treinamento do Nordeste - PRF . Foram 238 horas/aula de instrução, teóricas e práticas, pela manhã, tarde, noite e algumas madrugadas.

Trata-se de um serviço relativamente novo realizado pela PRF, é a criação de uma Força de CHOQUE da PRF para atuação em Desinterdição / Desobstrução de Rodovias e Estradas Federais, Combate a saque de cargas, Isolamento e contenção de predios, Reintegração e Manutenção de Posse, etc. Além de ações de controle em locais de eventos, como a FIFA World Cup 2014, RIO +20 (Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável), Copa das Confederações, Visita do Papa.  Eventos que estão por vir e que terão repercussão internacional.

O curso propiciou ao alunos  contato direto com  Técnicas e Tecnologias de Menor Potencial Ofensivo, agentes quimicos e munições de impacto controlado (elastômero),todo o material e equipamento utilizado pela Polícia para isolar, dispersar, desobstruir e conter as agressões da turba contra a tropa, usando a força de forma técnica, progressiva e diferenciada, sempre respeitando a legislaçao e os Direitos Humanos.Todos os dias havia Educacao Fisica,  treinamento a seco com os armamentos, simulações com paintball, oficinas de arremesso de granadas. Após muito treinamento e oficinas com simulações, 34 alunos concluiram com exito o IV COCD.