quinta-feira, 19 de abril de 2012

GETAM RETIRA MAIS UMA ARMA DE FOGO DAS RUAS DE ARACAJU E RECUPERA MOTONETA

   
          A Polícia Militar do Estado de Sergipe, através do Grupamento Especial Tático de Motocicletas (GETAM), apreendeu mais uma arma de fogo na manhã do dia 19/04, quinta-feira.

         A apreensão ocorreu no bairro 18 do forte, na rua A, quando a equipe do “escorpião 02”, comandada pelo cabo Prado e composta pelos soldados Albuquerque, Aldimar e Luciano, visualizou um individuo correr da guarnição e este tentou se esconder atrás do muro de uma residência.
        Ao abordar o individuo nada foi encontrado em posse do mesmo. O suspeito Jonatas Silva Nunes, de 20 anos, alegou que ficou com medo de ser abordado por isso fugiu.

        Porém com buscas feitas no local foi encontrado no registro de água que ficava no local onde ele estava escondido, um revolver Taurus calibre 22, com 06 munições. Além do revolver, foi encontrado dez capsulas de cocaína, sendo oito vazias e duas cheias, e mais R$110,00 em espécie.

       E no final da tarde do dia 18/04, quarta-feira, no bairro industrial o GETAM através de abordagens conseguiu recuperar mais uma motoneta.

       A guarnição do GETAM estava se deslocando pela Avenida Euclides Figueiredo, quando suspeitaram da atitude do condutor menor de idade. Com a consulta do veículo foi constatado que a mesma era roubada.

       Essa apreensão foi fruto de um trabalho de intensificação das abordagens aos ciclomotores e motociclistas em geral. O intuito é inibir o furto e roubo desses veículos, além de inibir o tráfico de drogas e de porte ilegal de arma de fogo. Apenas essa semana o GETAM conseguiu recuperar sete motonetas e apreender quatro armas de fogo.
                                          


A Polícia Militar, através do Grupamento Especial Tático de Motocicletas (GETAM), retirou, na última segunda-feira (16/04), das ruas da cidade de Aracaju mais duas armas de fogo.

No final da tarde de ontem, a guarnição Escorpião 02 composta pelos Cabo Prado e Soldados Luciano e Pedro Cerqueira realizavam motopatrulhamento pelas ruas do Bairro Pereira Lobo quando identificaram e prenderam Douglas Souza Lima, 27 anos, por portar um revólver calibre 38 com duas munições intactas. Após realizarem consulta sobre o indivíduo, constatou-se ainda encontrar-se sob condicional.

Às 22h do mesmo dia, a guarnição Escorpião 08 composta pelos Sargento Fernando e Soldados Almeida, Herlisson, Sena e Halisson quando realizavam motopatrulhamento pelas ruas do centro comercial de Aracaju identificaram e prenderam Reginaldo dos Santos Lima, 36 anos, por portar um revólver calibre 38 com seis munições intactas.

Parabéns aos Bravos “CAVALEIROS DE AÇO” do GETAM que executam suas atividades de polícia ostensiva, relacionadas à prevenção criminal e preservação da ordem pública.


PM recebe aparelhos de medição de transmitância luminosa através de parceria com Detran


foto_bptranA Polícia Militar de Sergipe, através do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPtran), recebeu, esta semana, dois aparelhos de medição de transmitância luminosa, que irão possibilitar aos policiais da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv) e Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) efetuarem uma melhor fiscalização aos veículos que utilizam películas em suas áreas envidraçadas. Os equipamentos foram cedidos à PM através de uma parceria com o Departamento Estadual de Trânsito em Sergipe (Detran/SE).

Os medidores de transmitância luminosa adquiridos pelo órgão de trânsito são aprovados e aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade (Inmetro) e homologados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Os aparelhos estão habilitados para realizarem medição da transmitância luminosa de vidros, películas, filmes e outros materiais aplicados nas áreas envidraçadas dos veículos.

De acordo com as Resoluções 253 e 254 do CONTRAN, a transmissão luminosa não poderá ser inferior a 75% para os vidros incolores dos para-brisas (frente) e 70% para as para-brisas coloridos e demais vidros indispensáveis à dirigibilidade do veículo (vidros dianteiro lado do condutor e passageiro). Já para os vidros que não interferem nas áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo (vidros da parte traseira do veículo), a transparência não poderá ser inferior a 28%.

As películas refletivas não podem ser aplicadas nas áreas envidraçadas dos veículos, pois as mesmas são proibidas pela legislação de trânsito vigente. A PM adverte que o condutor que for flagrado pela fiscalização da CPRv ou CPTran, com as películas do veículo fora das especificações, será submetido à aplicação das penalidades previstas no inciso XVI do artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ou seja, multa no valor de R$ 127,69 e perda de 05 pontos na CNH, além da retenção do veículo para regularização.

Foto: BPTran/PMSE

SGT REINALDO MANTENDO A ORDEM EM CARIRA

A Polícia Militar do Estado de Sergipe, através da 2ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar (2ª Cia/ 3º BPM), prendeu um homem conhecido pelo apelido de João Cascavel na tarde da segunda-feira, 16, no município de Carira, por porte ilegal de arma branca.

A guarnição formada pelo sargento Reinaldo e os cabos Alves e Marcos fazia rondas, quando se deparou com um homem truculento e bêbado no interior de um bar. O suspeito trazia um facão na cintura e precisou ser imobilizado para que a polícia tomasse a arma.

Depois da ação, por conta dos sinais de embriaguez, o homem foi orientado a ir para casa, mas, em atitude desafiante, foi até a feira da cidade e comprou outra arma branca, sendo denunciado por populares que presenciaram a cena.

Após o informe, militares partiram em buscas, até localizar e prender João Cascavel em posse de outra arma. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Carira para as providências cabíveis ao caso.