quinta-feira, 17 de maio de 2012

CMT GERAL CEL IUNES VISITA A COMPANHIA DA RADIO PATRULHA


O Cel Iunes comandante Geral da PMSE, em visita a Companhia de Radio Patrulha

RP EM AÇÃO NO COMBATE AO TRÁFICO

 
 
Radiopatrulha prende acusado de tráfico no Santos Dumont
Policiais militares lotados na Companhia de Radiopatrulha prenderam na tarde de ontem, 16, Allan das Neves Santos. O fato ocorreu na Rua Benevides Marques, no Bairro Santos Dumont.
De acordo com o cabo Paulo Ferreira, a denúncia de um popular sobre um veículo roubado circulando na via deu início à ocorrência. Assim que a viatura policial entrou na rua, o suspeito jogou uma bolsa contendo 9 pedras de crack e 2 trouxas de maconha na sarjeta, mas foi visto pelos militares.
O suspeito foi encaminhado à 3ª Delegacia Metropolitana e lá foi reconhecido pela vítima como o homem que há cerca de uma semana roubou sua motocicleta, mas o veículo roubado não foi localizado.

 
Policiais militares lotados na Companhia de Radiopatrulha apreenderam no início da noite de ontem, 16, um adolescente de 16 anos. O fato ocorreu na Rua A, Loteamento Quilombo, Conjunto Rosa Elze, na Grande Aracaju.
De acordo com cabo Paulo Ferreira, o jovem estava em uma motoneta Shineray e adotou uma atitude desconfiada ao passar pela guarnição. Durante a abordagem policial o chassi do veículo foi consultado e a informação foi de que o veículo tinha restrição de roubo. A guarnição entrou em contato com a vítima que apresentou o documento e o Boletim de Ocorrência. O adolescente foi encaminhado à Delegacia Plantonista.
 
Suposto traficante é preso no bairro Atalaia
Policiais militares lotados na Companhia de Polícia de Radiopatrulha, prenderam na noite da última sexta-feira, 11, na Rua Niceu Dantas, José Carlos Nascimento Trajano da Silva, de 20 anos e uma adolescente em situação de risco, com 17 anos.
De acordo com o cabo Dernival, a adolescente é moradora de rua e dependente química, e estaria se prostituindo para sustentar o vício em crack. O militar informou ainda que com a adolescente foram encontradas 10 pedras de crack, recebidas de José Carlos que, por sua vez, disse que o fornecedor é um homem em um veiculo Corsa de cor vermelha, que não foi localizado.
Todos os envolvidos foram encaminhados à Delegacia Plantonista

a última terça-feira, 8, o sargento Gilson Bonfim Candeias dos Santos, lotado na Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), estava em sua residência, no conjunto Fernando Collor, em Nossa Senhora do Socorro, quando ouviu disparos de arma de fogo.

Ele saiu para verificar o que teria ocorrido, quando se deparou com o pedreiro Ronaldo dos Santos com um ferimento no abdômen. Populares indicaram o vendedor de gás José Valter dos Santos como responsável pelo disparo, motivado por uma dívida antiga que a vítima teria em relação ao vendedor.

De acordo com o militar, houve luta corporal entre o agressor e a vítima e, durante o conflito, ambos acabaram alvejados por um revólver calibre 32. Os feridos foram atendidos pelo SAMU e a vítima, posteriormente, foi até a Delegacia de Homicídios para informar sobre o ocorrido. José Valter foi socorrido e posteriormente encaminhado à Delegacia.

PM algema e prende presidente de Comissão da OAB/SE

Cláudio Miguel processará policiais por abuso de autoridade
Cládio Miguel: ação por abuso de autoridade (Foto: Portal Infonet)
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da seccional de Sergipe da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), Cláudio Miguel, foi algemado e preso por policiais militares na noite desta quarta-feira, 16, em uma loja de conveniência na avenida Francisco Porto, em Aracaju. Demonstrando um misto de revolta e emoção, Cláudio Miguel revela que ingressará com ação judicial por abuso de autoridade contra os policiais militares que o prenderam.

A prisão aconteceu logo após um acidente de trânsito – um veículo colidiu em uma bomba de combustível no posto de abastecimento, onde o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE se encontrava.

Cláudio Miguel também é músico, membro da banda Cataluzes, e estava mostrando a sua nova composição, que incluirá o novo lançamento da banda, a um grupo de amigos. “Vi uma explosão e de repente apareceu um garoto nervoso chorando e eu, como presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE, fui ampará-lo dizendo para ele ter calma e o levei para dentro da loja de conveniência”, revelou.

Medo
Colisão em Posto de Gasolina teria motivado prisão de advogado (Foto: internauta)
Cláudio Miguel informa que teria deixado o garoto na loja de conveniência e teria se retirado do local por temer uma explosão. “Corri, peguei meu carro e fui pra casa e depois retornei à loja para pegar meu violão”, conta. Ao chegar no posto, Cláudio Miguel encontrou vários policiais militares que o agrediram moralmente. “Eles chegaram para mim e disseram que ‘quem protege bandido, é bandido também’ e aí eu disse que aquela atitude seria uma molecagem porque todos me conhecem e eu não sou bandido”, desabafou Miguel.

Mesmo se identificando como presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE, Cláudio Miguel foi acusado por desacato à autoridade, algemado e colocado preso dentro de um camburão da Polícia Militar.

Os policiais envolvidos na operação o encaminharam para a Delegacia Plantonista, onde o advogado assinou Termo Circunstanciado, depois de aguardar cerca de duas horas. Em seguida, ele foi liberado, mas responderá a processo judicial por desacato. “Eu é que fui desacatado enquanto cidadão. A OAB/SE foi agredida”, desabafou Cláudio Miguel. “Enquanto cidadão e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Sergipe não ficarei submisso à truculência de pessoas despreparadas para exercer a função de policial. Fui violentado enquanto cidadão”, desabafa Cláudio Miguel.

O presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, lamentou o episódio e disse que, no primeiro momento, vai procurar saber o que efetivamente ocorreu para, então, identificar as providências que a seccional adotará. “A OAB de Sergipe vai acompanhar o caso com cautela. Não vamos fazer uma avaliação antecipada se ocorreu ou não represália à OAB”, comentou Carlos Augusto,

Por Cássia Santana
De: Subchefe do EMG acumulando com a Chefia da 6ª Seção do EMG. Para: Ajudante-Geral da PMSE. NOME
Coronel QOPM AUGUSTO CÉSAR DE OLIVEIRA SANTOS

De: Comandante do CPMC. Para: Corregedor-Geral da PMSE. NOME
Coronel QOPM JOSÉ ENÍLSON ARAGÃO

De: Chefe da 3ª Seção do EMG. Para: Chefe da 2ª Seção do EMG. NOME
Coronel QOPM EDMILSON BATISTA BARROS

De: Chefe da 2ª Seção do EMG. Para: Comandante do CPMC. NOME
Tenente-Coronel QOPM JACKSON SANTOS DO NASCIMENTO

De: Comandante do 4º BPM. Para: Comandante do BPGd. NOME
Tenente-Coronel QCOPM GERALDO JOSÉ LEÃO DE OLIVEIRA

Para: Assessor do Comandante-Geral da PMSE para Assuntos de Polícia Comunitária NOME
Tenente-Coronel QCOPM MARCILIO FERREIRA DA S. PONTUAL

De: Comandante do BPTran. Para: Chefe da 3ª Seção do EMG. NOME
Tenente-Coronel QOPM MÁRCIO DALTRO DE ALMEIDA

De: Chefe de Gabinete do Comandante-Geral da PMSE. Para: Chefe da 5ª Seção do EMG. NOME
Tenente-Coronel QOPM MARCONY CABRAL SANTOS

De: Chefe do EM do CPMI. Para: Chefe da 4ª Seção do EMG. NOME
Tenente-Coronel QOPM IRANILDO CAMPOS DE SANTANA

De: Chefe do CSM. Para: Comandante do BPTran. NOME
Tenente-Coronel QCOPM ROBSON ORNELLAS SANTOS

De: Comandante do 8º BPM. Para: Comandante do 3º BPM. NOME
Tenente-Coronel QCOPM ADOLFO MENEZES TELES SANTOS

De: Chefe da 4ª Seção do EMG. Para: Comandante do 6º BPM. NOME
Tenente-Coronel QOPM ABINER LOBO

De: Chefe da 1ª Seção do EMG. Para: Comandante do 8º BPM. NOME
Tenente-Coronel QCOPM ANTONIO SÁVIO SANTOS

De: Comandante do 8º BPM. Para: Chefe de Gabinete do Comandante-Geral da PMSE. NOME
Tenente-Coronel QCOPM LUIZ DE AZEVEDO COSTA NETO

De: Diretor do PRESMIL. Para: Comandante do 1º BPM. NOME
Tenente-Coronel QCOPM BLAUNER POTI SANTOS DOS SANTOS

Para: Chefe do EM do CPMI. NOME
Tenente-Coronel QOPM RITA DE CÁSSIA S. DOS SANTOS

De: Adjunta da 3ª Seção do EMG. Para: Comandante do 4º BPM. NOME
Tenente-Coronel QOPM ARACI FERREIRA FONTES

De: Comandante do 5º BPM. Para: Chefe da 6ª Seção do EMG. NOME
Tenente-Coronel QOPM LÚCIO MONTEIRO VASCONCELOS

Para: Comandante do 2º BPM NOME
Tenente-Coronel QOPM JOSÉ LUCIANO DO NASCIMENTO

De: Comandante do 6º BPM. Para: Comandante do 5º BPM. NOME
Tenente-Coronel QOPM HENRIQUE ALVES DA ROCHA

De: Consultor Técnico do Comando-Geral da PMSE. Para: Chefe da 1ª Seção do EMG. NOME
Major QOPM ANDERSON MATOS DOS SANTOS

De: Subcomandante do BPTran. Para: Chefe do Grupo de Gerenciamento de Crises e Conflitos – GGCC. NOME  
Major QOPM SÍLVIO CÉSAR ARAGÃO

De: Subcomandante do 4º BPM. Para: Subcomandante do 1º BPM. NOME  
Major QOPM FRANCISCO SECUNDO DE SOUSA

De: Adjunto da 1ª Seção do EMG. Para: Subcomandante do 8º BPM. NOME
Major QOPM IANDERSON COUTINHO MAIA

Antes de sair do comando da PM, Rezende representou criminalmente Samuel

Deputado critica informação de que Rezende teria impedido a PM de baixar um som na casa de sua mãe

Ampliar Foto
Por Joedson Telles

O coronel Aelson Rezende, que deixou o comando da Polícia Militar de Sergipe, na última terça-feira 15, e está indo para a reserva, moveu uma representação criminal contra o deputado estadual Samuel Barreto (PSL). Então comandante, o coronel ficou insatisfeito com um pronunciamento do parlamentar, na tribuna da Casa, comentando ser "o fim da picada" a informação de que houve uma festa na residência de familiares de Rezende, o Pelotão Ambiental da PM foi acionado para baixar o som, mas o coronel Aelson Rezende usou da hierarquia para evitar a ação dos militares.

"Eu não vou nem usar a Constituição que diz que a fala do deputado aqui na tribuna é inviolável. Ele se baseia numa matéria que eu disse que era o fim da picada sem dizer nome. Mas, agora, eu digo: houve a festa na casa da mãe dele e o soldado está com medo de dizer. Mas houve a festa, o pelotão foi acionado e impedido de agir. Soube da representação hoje, mas não estou preocupado", disse Samuel, considerando correta a atitude do governador Marcelo Déda, ao trocar o comandante. "Ele (Rezende) estava perdido".


O deputado Samuel recebeu a solidariedade da Casa nas pessoas do líder da situação, Francisco Gualberto (PT), e da oposição, Venâncio Fonseca (PP). "Temos embates nesta Casa e vamos continuar tendo, mas nesta questão estou ao seu lado. Fomos eleitos pelo povo. Não se preocupe que isso não dá em nada", disse Francisco Gualberto, salientando a inviolabilidade da fala dos deputados. "Isso é o símbolo da incompetência. Veja só: não tem noção que somos invioláveis. Imagine este comando com um soldado? É ridículo", comentou Venâncio.

Na época, o deputado Samuel referiu-se a uma suposta ordem que teria partido do coronel Rezende, proibindo que a PM fiscalizasse um som alto dentro da casa de sua mãe, durante uma festa, realizada no dia 5 de maio. A denúncia foi dos vizinhos, que teriam ligado para o CIOSP mais de 30 vezes. "Se isso aconteceu, deixa mais do que claro que o comando está perdido e está botando o governo para perder. Isso é o fim da picada, o comandante proibir a ação da polícia de atender a reivindicação do povo", disse Samuel Barreto.

Da redação Universo Político.com